Tendências do mercado cervejeiro

Tendências mercado cervejeiro

Confira as tendências que devem ditar os rumos desse setor nos próximos anos. A Take é uma delas.

A pandemia da Covid-19 impactou muitos setores ao redor do mundo, e com o cervejeiro não foi diferente. O setor, que teve que se reinventar ao longo dos últimos anos, está se aquecendo, assim como outros mercados. E, para o futuro, haverá diversos desafios a serem cumpridos, pois, novas formas de consumo surgiram, trazendo perspectivas diferentes. Separamos as principais tendências do mercado cervejeiro, confira:

 

Concentração de marcas artesanais

 

Com a crise ocasionada pela pandemia, o segmento mais afetado foi o das cervejas artesanais, devido ao seu tamanho menor e processo de fabricação menos industrializado. Com isso, as marcas tiveram que se reinventar e buscar soluções para enfrentar as adversidades, e uma das alternativas foi realizar as fusões e vendas. Dessa forma, as marcas menores são adquiridas pelas grandes corporações que possuem maior recurso econômico, possibilitando o aumento de seu market share e diversificação do portfólio de produtos.

 

Vendas Online

 

Durante o período de isolamento os principais comércios de consumo de cervejas fecharam, ocasionando a diminuição de vendas físicas. Pois, no momento, os principais pontos de vendas eram concentrados em adegas e supermercados.

Neste cenário, as vendas online bombaram, trazendo acessibilidade e preços atrativos aos clientes. Mesmo com a flexibilização, os e-commerces continuarão ativos e em constante crescimento. Pois, o acesso a diferentes marcas e sabores em canais diversificados trouxe novas possibilidades ao público, que continuará consumindo sempre. Assim mostrando-se um grande mercado a se explorar, não apenas hoje, mas também no futuro, com o surgimento de novas ferramentas e tecnologias.

 

A Take e as vendas autônomas

 

Foi aqui que a Take encontrou seu caminho. Com as pessoas em casa, nada melhor do que poder atender todo mundo no conforto e segurança de seus lares. Assim nasceu a Take, com a ideia de levar hiperconveniência para as pessoas num momento tão delicado. Atualmente com coolers inteligentes disponíveis em duas versões (para bebidas alcoólicas e não alcoólicas) e presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

E não para por aí! Com as possibilidades e oportunidades desse novo mercado, já vislumbramos um futuro com mais versões chegando em breve. Carnes, sorvetes, congelados, bebidas quentes, acessórios, etc. São inúmeras possibilidades.

 

Eventos Híbridos

 

O mundo virtual, que ganhou ainda mais espaço na pandemia, também irá conviver harmonicamente com eventos presenciais. A tendência é vivermos em estado híbrido, onde muito do que faremos no off, será transmitido pelo on, e sempre acessível. As vendas pelos e-commerces ganham força e confiança, além do aumento de assinaturas de clubes e comunidades mais consolidadas. Portanto, é um nicho a ser observado, que com certeza trará ótimos resultados para quem investir nesse sentido.

 

Novidades em sabores e aromas

 

O setor cervejeiro está em constante evolução e aprimoramento, e busca novas técnicas de utilização de matérias-primas, tecnologias e insumos para trazer novos sabores e aromas. Para o futuro, a tendência é só aumentar. Pois, a cerveja é a paixão do brasileiro, e o Brasil é um dos grandes fornecedores mundiais de matérias-primas, propiciando vantagens e muitos caminhos e opções na hora de inovar.

A grande tendência é o aprimoramento de tecnologias para fabricação de cervejas, além de produção de novos microrganismos, que estão sendo fortemente testados e investidos na produção de cerveja. As bactérias e leveduras também estão sendo muito exploradas no processo de fabricação, criando novas percepções sensoriais da bebida.

 

Modo Fitness On

 

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, porém é muito conhecida pelo alto teor calórico e por ser confundida como a vilã dos amantes de academia e vida saudável. Com o crescimento do mercado fitness e preocupações com informações nutricionais, o setor cervejeiro está se reinventando.

A produção de cervejas low carb e sem álcool está crescendo e ganhando mercado, mostrando ser uma oportunidade promissora aos fabricantes da bebida. Os insumos e processos produtivos estão se adaptando para atender as especificações de um produto “fitness”, fortalecendo esse setor específico.

Conquistar públicos mais exigentes é uma tendência e os fabricantes precisam estar atentos para garantir sua participação no mercado.

 

Delivery

 

Assim como a Take, o sistema de entrega em domicílio também foi um dos grandes combustíveis para manter a indústria cervejeira durante a pandemia. E é uma tendência que só tende a crescer.

O serviço sempre teve aceitação do público, mas sua qualidade está sendo aprimorada com o tempo, pois é de extrema importância entregar o produto mais fresco possível.

A infraestrutura em todo o processo do delivery precisa estar de acordo com inúmeras recomendações para não trazer danos às cervejas. E questões como distribuição, transporte e armazenamento são essenciais para manter um padrão de qualidade. Investir nesse mercado trará grandes resultados e oportunidades, quando alinhados com especificações de qualidade e entrega.

 

Mulheres em ascensão

 

Segundo dados do Consumer Insights, no terceiro trimestre de 2021, o número de consumidores de cerveja em relação ao mesmo período de 2019, aumentou 27%. E o perfil que mais contribuiu para esse aumento é composto por mulheres entre 40 e 49 anos de idade.

Os dados apontam que o consumo ocorre principalmente em casas de amigos e familiares, durante happy hours e fins de semana, por exemplo, e em locais públicos.

Até pouco tempo atrás, ver mulheres consumindo cerveja era malvisto pela sociedade. Agora esse cenário mudou. Através da pesquisa conclui-se que o consumo por esse público aumentou significativamente, tornando-se um ponto focal para se trabalhar campanhas e estratégias de marketing.

 

O futuro é agora!

 

São inúmeras tendências que chegaram para ficar no setor cervejeiro, trazendo infinitas possibilidades a serem exploradas. Garantir bons produtos e serviços é essencial para se manter, porém, é fundamental não se estagnar e investir em mão de obra especializada, matéria-prima de qualidade, novas tecnologias e canais de distribuição para trazer competências competitivas.

Estar sempre atento às novas tendências de mercado farão com que seu negócio continue firme e forte, acompanhando lado a lado o crescimento do setor, porém é fundamental trazer inovações e produtos de qualidade ao público que está cada vez mais exigente.

Fontes: Guia da Cerveja | Firjan SENAI | Valor Investe | Imbera Brasil.

 

Quer investir e lucrar com a Take?

Com certeza você deve ter se inspirado e sentiu até vontade de investir e lucrar com a Take, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui.

Baixe agora o Take App / Indique um local para receber um cooler inteligente

Se você ainda não conhece, pode baixar agora nosso aplicativo para Android ou iOS e nos conhecer melhor, clicando aqui. Depois é só procurar a Take mais próxima para aproveitar essa maravilha da IA que já conquistou todo o Brasil. Se não tiver uma Take por perto, no mesmo link você encontra como indicar um local, que pode ser um condomínio residencial ou comercial, empresas, clubes, etc. Qualquer local com boa recepção de sinal de internet e fluxo de pessoas.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Take para mais curiosidades.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

TENDENCIAS_IA_2024 TAKE

Tendências em Inteligência Artificial para 2024

A inteligência artificial (IA) continua a evoluir a uma velocidade impressionante, e a cada ano surgem novas tendências que redefinem como a tecnologia é aplicada em diversas indústrias, como a Take, por exemplo. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 © Take
Todos os direitos
reservados.

Rolar para cima