Rótulos Take: Stella Artois

Rótulos Take História Stella

Para dar continuidade a nossa série Rótulos Take, chegou a vez da nossa querida e também muito consumida, Stella Artois.

Um dos rótulos que está presente em nossos coolers inteligentes, a Stella Artois tem uma história super bacana, que vale a pena conferir. Então se você é apaixonado por este rótulo, continue a ler este artigo.

 

A História da Stella Artois

 

Tudo começou em 1366, em uma cervejaria no interior da Bélgica, na cidade de Leuven, chamada Den Hoorn, uma das mais antigas do mundo.

A qualidade de suas cervejas era conhecida e respeitada em todo o país, dando notoriedade à cidade e ganhando, cada vez mais, novos apreciadores da combinação dos ingredientes da cerveja. Tanto que, em 1425, nasce a Universidade de Leuven, transformando a região em ponto de encontro de pessoas célebres e estudantes, que passaram inclusive a desenvolver pesquisas para aprimorar a produção das cervejas locais, nos laboratórios da Universidade, que existem até hoje e ainda são utilizados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas.

Viajamos então para o início do século XVIII, mais precisamente em 1717, quando Sebastian Artois, mestre cervejeiro da Den Hoorn, adquire a cervejaria que então recebe o nome de Brouwerij Artois (Cervejaria Artois).
Porém, Stella Artois surge muitos anos mais tarde, no natal de 1926, como uma edição especial limitada da cerveja Artois, um presente para a cidade de Leuven.


A cerveja, então, foi batizada como Stella, do latim “estrela”, por se tratar de um dos símbolos natalinos, pois era uma homenagem a essa ocasião especial e cada garrafa levava uma estrela. Sendo marcante e mais clara que as demais cervejas da época, uma Pilsner Lager de baixa fermentação, rapidamente caiu no gosto popular fazendo enorme sucesso, e de edição limitada passou a ser produzida regularmente, tornando-se a cerveja símbolo da Bélgica.

A exportação da cerveja Stella Artois para outros países da Europa se iniciou na década seguinte. Anos depois, em 1960, devido ao enorme sucesso de Stella, a cervejaria já produzia cerca de 100 milhões de litros da cerveja. Desde então, a inteligência de seu marketing acompanha sua expansão. Em 1982, a agência de publicidade Lowe, de Londres, criou o famoso slogan Reassuringly Expensive, em livre tradução algo como “Tranquilamente Cara”, para reforçar que não havia preocupação nenhuma em se pagar qualquer valor para degustar um líquido tão precioso. A produção de Stella dispara ainda mais na década de 1990, e tamanha a velocidade do seu crescimento fez com que ela se tornasse a terceira cerveja mais vendida da Inglaterra, um dos mercados cervejeiros mais tradicionais do mundo.

Finalmente, em 2005, Stella Artois chega ao Brasil sob o slogan que até remetia ao original de “Um valor inestimável”, reforçando que o preço a se pagar pela cerveja se justifica pela qualidade do produto. Passando a integrar o portfólio da Ambev, ela entra no mercado brasileiro primeiro na versão chopp e só depois na versão garrafa long neck. Foram necessários cerca de seis meses para que o mestre-cervejeiro do Brasil viabilizasse sua produção em nosso território. Após muitas viagens entre São Paulo e Leuven, estudando a receita, entendendo os processos especiais de fabricação e todos os rituais de degustação, Stella Artois finalmente passou a ser fabricada aqui.

 

Stella Artois e suas versões pelo mundo

 

Versão mais fraca

 

Em 2008 surge sua versão mais fraca, com 4% de graduação alcoólica e triplamente filtrada, chamada de Stella Artois Légère no Canadá, e Stella Artois 4% na Inglaterra.

Edição especial

Pouco depois, em 2010, a marca apresentou como edição especial a Stella Artois Black, uma cerveja mais escura que a tradicional, que leva o lúpulo tcheco Saaz em sua composição. Seu teor alcoólico 4.9% e seu tempo de maturação maior que o da Stella Artois tradicional.

Refrescante

 

Em 2011, no Reino Unido, é criada uma nova categoria de produtos, começando com uma sidra forte e refrescante no sabor maçã, nasce a Stella Artois Cidre, que hoje conta também com os sabores pêra, framboesa, pêssego e elderflower, a flor do sabugueiro. E nesse mesmo ano o Brasil foi o primeiro país a receber as novas latas de alumínio, as sleeks de 269 ml.

Chopeira

Em 2014, surge a chopeira doméstica, com barril de 6 litros nomeado de Perfect Draft.

Sem Glúten

 

Em 2018 chega ao mercado a Stella Artois Sem Glúten mas com sabor idêntico ao original.

Versão Escura

 

Em 2019 chega sua versão Dark Lager, com 5,4% de graduação alcoólica, de coloração escura e espuma marrom devido aos maltes escuros torrados utilizados na fabricação, chamada Stella Artois Midnight Lager.

Essência cítrica

Em 2020, é a vez da sua versão sem álcool, a Stella Artois Alcohol Free, e da versão Golden Lager com essências cítricas, triplamente filtrada, mais suave, mais clara e refrescante para ser consumida no calor, chamada de Stella Artois Solstice Lager.

 

Novos sabores pelo mundo

 

Depois de toda essa viagem no mundo de Stella, dá para se concluir que Stella Artois é uma cerveja que procura trazer mais significado e agregar valor a diversas ocasiões, seja em celebrações especiais como o Natal, seja em qualquer situação em que nos reunimos com as pessoas que a gente gosta.
Sua receita produz uma cerveja com aromas suaves e notas maltadas, e sua experiência e tradição cervejeira de mais de 600 anos resultam em uma Lager muito bem feita e equilibrada, fazendo dela, uma cerveja de sabor intenso e com final suave, para ser apreciada e saboreada por todos.
Feliz da gente que pode degustar e viver esses sabores, não é mesmo?

 

As embalagens de Stella Artois

 

Outra curiosidade da marca, além da sua diversidade de opções e sabores, está em suas embalagens que chamam a atenção e contribuem para aguçar paladares e gerar curiosidade e identificação aos amantes de uma boa cerveja.

Elas podem ser encontradas em garrafas de 250 ml, 275 ml, 284 ml, 330 ml (a tradicional long neck), 550 ml (lançada no Brasil em 2016), 660 ml, 750 ml (edição especial de final de ano em formato de garrafa de champanhe e fechada com rolha) e 975 ml (lançada em 2008 no Brasil). Em 2019, a marca lançou a Petite Artois (última garrafa à direita da imagem acima), garrafa de apenas 207 ml com o rótulo gravado diretamente no vidro. Em latas de 568 ml, 440 ml, 269 ml, 350 ml e 310 ml. Em barril de 5 litros; além da versão chopp.

No ano de 2018, em alguns países, especialmente no Reino Unido, a marca apresentou um novo design para os rótulos de suas garrafas. As principais mudanças ocorreram no rótulo do gargalo, onde o tradicional cálice deu lugar à estrela vermelha de oito pontas. Além disso, o rótulo principal foi modernizado com um visual mais limpo.

 

Open for Good

 

Em 2021, em parceria com a The James Beard Foundation, Stella lançou a campanha Open for Good (em livre tradução “Abra para o bem”) nos Estados Unidos para ajudar bares e restaurantes afetados pela pandemia de Covid-19. A marca lançou uma edição especial de garrafas de alumínio cujo lucro das vendas seriam revertidos para os estabelecimentos, onde os próprios consumidores, através de um QR Code impresso na embalagem, poderiam indicar o estabelecimento que desejavam ajudar.

 

O “cálice sagrado” de Stella Artois

 

O cálice de 250 ml é um dos principais símbolos da marca. Faz parte de todo o ritual de apreciação da Stella Artois.


É importado da Bélgica para garantir todos os seus atributos de sofisticação. Inicialmente, a base em estilo Luis XV tinha em alto relevo uma rosa e uma adaga, símbolos que remetem às origens da cervejaria na época medieval, hoje conta com a estrela em relevo na base. Na borda, o filete dourado dá o toque final de requinte no vidro. Seu formato permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor da cerveja.

 

Detalhes e simbolismos da Stella Artois

 

Com o lançamento de novas versões, foram criados cálices específicos para apreciar de forma correta e perfeita cada cerveja ou até mesmo a sidra da marca.

Em 2019, como edição limitada e especial, a marca lançou o Red Stella Cup, uma recriação do cálice em plástico vermelho, remetendo ao tradicional copo de plástico Red Solo Cup, mais famoso no exterior, principalmente em churrascos e festas estudantis, para ser utilizado com segurança e mais tranquilidade.

 

A evolução visual

 

Como acontece com toda grande marca, há uma evolução visual presente também na Stella Artois, que acompanha o momento e o tempo.

Ao longo dos anos, o logotipo da Stella passou por grandes modificações, como mostra a imagem abaixo. E foi somente em 1962, que a tão característica cor vermelha passou a fazer parte do logotipo, juntamente com a estrela. Somente em 1988 a identidade visual semelhante à atual foi adotada.
Este logotipo era cheio de simbolismos: o número 1366 representa o ano de inauguração da cervejaria; a estrela representa o símbolo de natal, época em que a cerveja foi lançada; as medalhas atestam a qualidade da cerveja e os prêmios conquistados pelo mundo afora; e a tuba é uma referência à antiga cervejaria Den Hoorn.

Depois de passar por uma pequena modernização, em 2010 a marca modificou seu logotipo e retirou as medalhas, além de passar a frase “Anno 1336” para dentro do emblema e adotar um novo design para a tradicional tuba. Com isso, sua identidade visual ficou mais limpa.
Em 2016, para facilitar a aplicação do logotipo em sua comunicação, a marca apresentou uma nova identidade visual inteiramente vermelha com destaque para a estrela (com novo design, agora com oito pontas e raios renovados, que chamam a atenção para o emblema principal) no topo, reforçando a origem e o nome da marca. Além disso, o design da tuba também foi simplificado.
O logotipo com as cores anteriores continua sendo utilizado apenas em suas latas e garrafas, nos demais materiais você já pode observar o novo em vermelho.

A marca também criou uma espécie de logotipo corporativo, para ser utilizado em algumas ocasiões em sua comunicação. Confira abaixo.

A marca no mundo

 

A Stella Artois está presente em 95 países, como Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia, Japão, França, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Holanda, Nova Zelândia e Austrália, vendendo aproximadamente 10 milhões de hectolitros por ano. A cerveja é fabricada na Bélgica (em Leuven e Jupille) e Reino Unido, bem como em outros países, incluindo Austrália, Brasil e Ucrânia.

 

Sobre a parceria Take e Stella Artois

 

Depois de toda essa história de inovação e construção de marca, já deu para notar que esse é um dos nossos rótulos escolhidos a dedo para compor a linha diversa de produtos dos nossos coolers.
A Take nasceu em 2020, com a proposta de inovar e proporcionar uma experiência de hiperconveniência a todos e, à medida que fomos ganhando o Brasil, aperfeiçoamos a nossa tecnologia e a nossa forma de vender bebidas geladinhas.
Começando o nosso trabalho dentro de condomínios, a Take foi ganhando campo e hoje pode ser encontrada em diversos locais, como clubes, universidades, academias, barbearias, etc.
De forma rápida, fácil e intuitiva, a Take se torna uma incrível experiência para você vivenciar quando quiser.
Então se você for um grande apreciador de Stella, corra até o cooler mais próximo e abra a sua bem gelada.
Agora, se você se interessou pelo negócio, não deixe de nos procurar também.

Fonte: Mundo das Marcas

 

Quer investir e lucrar com a Take?

Com certeza você deve ter se inspirado e sentiu até vontade de investir e lucrar com a Take, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui.

Baixe agora o Take App / Indique um local para receber um cooler inteligente

Se você ainda não conhece, pode baixar agora nosso aplicativo para Android ou iOS e nos conhecer melhor, clicando aqui. Depois é só procurar a Take mais próxima para aproveitar essa maravilha da IA que já conquistou todo o Brasil. Se não tiver uma Take por perto, no mesmo link você encontra como indicar um local, que pode ser um condomínio residencial ou comercial, empresas, clubes, etc. Qualquer local com boa recepção de sinal de internet e fluxo de pessoas.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Take para mais curiosidades.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

TENDENCIAS_IA_2024 TAKE

Tendências em Inteligência Artificial para 2024

A inteligência artificial (IA) continua a evoluir a uma velocidade impressionante, e a cada ano surgem novas tendências que redefinem como a tecnologia é aplicada em diversas indústrias, como a Take, por exemplo. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 © Take
Todos os direitos
reservados.

Rolar para cima