Rótulos Take: Budweiser

Rótulos Take Budweiser

Dos Estados Unidos para o mundo, saúdem o rei das cervejas: Budweiser. Mais um dos rótulos que você encontra na Take.

 

Continuando a história dos Rótulos Take – aqueles que você pode encontrar em nossas geladeiras inteligentes – chegou a vez da Budweiser. Garanta as suas bebidas preferidas sempre geladas e divirta-se descobrindo a história por trás de cada uma delas. Aproveite!

A história da Budweiser

 

Fundada nos Estados Unidos, em 1876, por um imigrante alemão, Adolphus Busch. Ele assumiu a cervejaria que antes era de seu sogro, Eberhard Anheuser, e introduziu a Budweiser no portfólio da então chamada Cervejaria da Bavária, que bateu a produção de mais de 500 milhões de garrafas em apenas 10 anos após seu lançamento. Foi essa marca que consagrou a Bud como “King of Beers” (Rei das Cervejas).

O começo

 

Tudo começou quando, reconhecendo a popularidade da cerveja estilo pilsen, e sonhando construir uma marca tipicamente americana com maior volume de vendas no mercado, Adolphus Busch e seu sorgo introduziram no mercado americano, em 1876, a famosa Budweiser Lager Beer, a primeira cerveja totalmente nacional, desenvolvida sobre uma receita com ingredientes de alta qualidade e inspirada no estilo da região alemã da Bavária. Um dos primeiros anúncios da nova cerveja foi um quadro pintado pelo próprio Adolphus Busch. A cervejaria decidiu batizar sua nova bebida com o nome “Budweiser”, inspirada em um tipo de cerveja proveniente de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte.

Sucesso desde sempre

 

Em 1883, graças ao processo de pasteurização em sua produção, a cerveja começou a ser engarrafada em larga escala, fato que contribuiu e muito para o aumento das vendas e popularidade da bebida em todo o país, já que as cervejas até então eram vendidas apenas regionalmente. Nesta época, a comunicação da marca também se destacava, utilizando campanhas coordenadas como, por exemplo, as “Budweiser Girls”, que consistia em retratos de mulheres americanas geralmente segurando uma garrafa de Budweiser.

As primeiras exportações ocorreram pouco depois, em 1885. A cerveja rapidamente se tornou um sucesso de vendas e, em 1901, já eram produzidos 1 milhão de barris por ano.

Na década de 1920, durante a Lei Seca Americana (período onde era totalmente proibido o comércio de bebidas que contivessem álcool), a cervejaria passou a produzir uma versão com mesmo sabor e corpo, só que sem a adição de álcool. Foi a forma encontrada pela empresa de manter a marca ativa no mercado durante este período. Pouco depois da revogação da Lei Seca, a marca introduziu a cerveja em lata, uma grande novidade no mercado americano e uma forma de incentivar novamente o consumo.

Depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cervejaria voltou quase toda sua produção para suprir as forças armadas americanas, foi um momento de grande crescimento e expansão, o que a transformou na cerveja número 1 do mercado americano, em 1957. Nesta década a marca viveu grandes momentos de glória e popularidade ao patrocinar shows de Jackie Gleason, Milton Berle e Frank Sinatra.

Um sonho americano

 

A Bud foi a primeira marca de cerveja americana a ultrapassar os 10 milhões de barris consumidos por ano, isto já em 1966. E somente em 1981 a Anheuser-Busch formou uma divisão internacional e deu início ao processo de venda em larga escala da cerveja no mercado mundial. Com isso, em 1985 foi lançada na Dinamarca, chegou à Irlanda em 1987, ao México em 1989 e à China em 1995, sendo lançada posteriormente em muitos outros países.

Já em relação a novos produtos, em 1982 introduziu no mercado a cerveja Bud Light, versão mais fraca da tradicional, que se tornaria a cerveja light mais vendida dos Estados Unidos em 1994, graças em boa parte a campanha “Make it a Bud Light”. E não foi só, em 2001 ela se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a Budweiser original. Ainda que a versão Light tenha sido a cerveja mais popular do mercado americano, ela não obteve o mesmo alcance global que a versão original.

Nos anos seguintes, vários tipos de cervejas sob a marca Budweiser foram introduzidos no mercado americano, como por exemplo, a primeira cerveja Ice (Bud Ice); uma cerveja com apenas 99 calorias (Budweiser Select); uma cerveja que misturava guaraná, cafeína e ginseng (Bud Extra); uma cerveja com suco de tomate (Budweiser Chelada) e a Bud Light com um toque de limão.

Na virada do século 20, ao romper a marca de um bilhão de barris de produção anual, a Budweiser se tornou conhecida como “King of All Beers” ou “Rei de todas as Cervejas”, sendo exportada para países na Europa, Ásia, África, América do Sul e América do Norte.

No mês de julho de 2008, as marcas Budweiser e Bud Light mudaram de mãos, depois da compra da cervejaria Anheuser-Busch, pela belga-brasileira InBev por US$ 52 bilhões, passando a integrar o extenso portfólio da AB InBev. Aos poucos, os novos proprietários promoveram uma profunda reestruturação na empresa, mas sempre respeitando a cultura e a tradição de uma das marcas americanas mais lendárias.

A Bud no Brasil

 

No ano de 1997, em parceria com a Antarctica, a cerveja foi introduzida oficialmente no mercado brasileiro, presença que durou pouco em virtude do hábito dos consumidores em beber uma cerveja mais forte, o que não impediu, que mais recentemente, em 2011, a marca fosse relançada no Brasil com uma enorme campanha de marketing, visando a Copa do Mundo de 2014, como patrocinadora oficial. A produção da Bud no Brasil é feita na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, que recebeu investimentos nas linhas de produção para o desenvolvimento da cerveja.

O Brasil foi o primeiro mercado a comercializar a cerveja com sua nova identidade visual em todo o mix (lata, long neck, garrafas de alumínio e 600 ml). Mais recentemente a marca lançou no mercado brasileiro outras opções de embalagens, como por exemplo, a lata de 269 ml e a garrafa de 990 ml. A cerveja conquistou um grande espaço entre os consumidores brasileiros e hoje está entre as maiores do segmento de cervejas premium no país. O motivo desse êxito é a maneira com que a marca encontrou para se comunicar com os novos consumidores. Suas campanhas publicitárias e ações de patrocínio ganham destaque no segmento de cervejas no mercado brasileiro.

Ainda no mercado brasileiro, a Bud, uma marca com histórica ligação com o mundo da música e cerveja oficial dos melhores shows internacionais do país, lançou o “Your Tour”, projeto que teve sua primeira edição em 2015 e contou com mais de 30 shows que proporcionaram uma experiência única aos ganhadores: ter o prazer de ser um rockstar viajando por todo Brasil. Repaginada em 2016, em uma edição dedicada exclusivamente ao rock, a promoção levou consumidores para os shows de dois mitos, Rolling Stones e Iron Maiden, levando o participante e mais dois amigos para vivenciarem juntos essa experiência de uma turnê com gigantes do rock, com direito a viagem, hospedagem especial, transporte VIP, entre outros mimos típicos de um rockstar.

Um novo posicionamento

 

Em 2015 a Budweiser lançou uma campanha com o novo posicionamento global da marca. Recorreu a sua própria história para valorizar a autenticidade e o orgulho de ser o que é e resgatou o slogan “This Bud’s for you”, que ficou famoso na década de 1970. A marca tem orgulho de ser o que é e quer inspirar os consumidores a serem livres, autênticos, únicos, a fazerem do seu próprio jeito, assim como a Bud que usa a mesma fórmula que faz sucesso em todo o mundo há mais de 140 anos. Este era o tema central da nova campanha. Afinal, a Budweiser é uma cerveja única porque é feita do jeito difícil. Seu sabor marcante e suave vem do envelhecimento com beechwood desde 1876, que permanece incrível até os dias de hoje.

Concluindo, a Budweiser acompanhou diversos momentos históricos e foi sua base sólida que a fez ser parte de tantos movimentos e, ainda assim, seguir consagrada e respeitada como a cerveja que olha para o futuro e busca inspirar seus consumidores.

Durante todo esse tempo, a Budweiser optou por nunca alterar a fórmula de sua cerveja e sempre fazê-la do jeito mais difícil e demorado – mas do jeito que considera certo.

Agora que você conhece melhor essa história, passe na Take mais próxima e aproveite sua Bud geladinha.

Quer saber mais sobre a Take? Clique aqui.

Quer investir e lucrar com a Take?

Com certeza você deve ter se inspirado e sentiu até vontade de investir e lucrar com a Take, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui.

Baixe agora o Take App / Indique um local para receber um cooler inteligente

Se você ainda não conhece, pode baixar agora nosso aplicativo para Android ou iOS e nos conhecer melhor, clicando aqui. Depois é só procurar a Take mais próxima para aproveitar essa maravilha da IA que já conquistou todo o Brasil. Se não tiver uma Take por perto, no mesmo link você encontra como indicar um local, que pode ser um condomínio residencial ou comercial, empresas, clubes, etc. Qualquer local com boa recepção de sinal de internet e fluxo de pessoas.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Take para mais curiosidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

TENDENCIAS_IA_2024 TAKE

Tendências em Inteligência Artificial para 2024

A inteligência artificial (IA) continua a evoluir a uma velocidade impressionante, e a cada ano surgem novas tendências que redefinem como a tecnologia é aplicada em diversas indústrias, como a Take, por exemplo. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 © Take
Todos os direitos
reservados.

Rolar para cima