4 mitos sobre Inteligência Artificial

Mitos Inteligência Artificial

Vinicius Valente, cofundador e CTO da Take, comenta esses mitos e incentiva outros profissionais a descobrirem os benefícios da tecnologia.

A Inteligência Artificial (IA) deixou de fazer parte apenas do universo da ficção científica para ingressar nas nossas vidas e nas rotinas corporativas. Mesmo já estando tão presente em nosso dia a dia, ainda existem muitos mitos sobre ela que precisam ser desvendados, para que deixem de “assustar” muitas pessoas. Confira.

Segundo informações divulgadas pela consultoria Gartner, 48% dos CTOs (sigla para Chief Technical Officer, que quer dizer diretor técnico ou diretor de tecnologia) admitem que já implantaram ou desejam implantar a tecnologia até o fim de 2022, o que pode gerar uma movimentação de US$ 62,5 bilhões no mercado. Já o BCC Research aposta em um crescimento no segmento de 20% ao ano até 2025. É um número bastante expressivo, não é mesmo?

Categorias para investimento em Inteligência Artificial

 

Entre as categorias mais estimadas para o investimento do recurso estão gestão do conhecimento, veículos autônomos, espaços de trabalhos digitais e crowdsourcing de dados. “A IA está mais próxima do nosso cotidiano do que pensamos.

Dos aplicativos de música e de mobilidade ao assistente virtual que otimiza o atendimento digital das marcas. Quando inserimos o recurso no ambiente corporativo, podemos esperar retornos como automatização de processos, análise de dados e assertividade na realização das tarefas”, diz Vinícius Orsi, CTO da Take, que transformou a Take na primeira startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending machines, ou como preferimos chamar, nossos coolers inteligentes.

Trajetória Take com IA

 

Ao longo de sua trajetória com base nessa tecnologia, a Take chegou a atingir um faturamento de mais de R$ 20 milhões, além de uma presença nacional com 2.500 pontos de vendas já nos primeiros 2 anos de vida.

Para os marinheiros de primeira viagem, que chegaram aqui agora e ainda não conhecem a Take, vamos contextualizar. Somos uma startup que gera hiperconveniência ao disponibilizar coolers inteligentes acessados por aplicativo, que é como chamamos as geladeiras combinadas com IA, que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de bebidas, em condomínios, clubes e estabelecimentos que possuam cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado.

É o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada. Assim, a cobrança por essas bebidas é feita automaticamente através do app, que exige o cadastro de um cartão de crédito para essa cobrança, assim como nos demais aplicativos de mobilidade e de entrega de produtos.

É ou não é uma prova de que investir em IA nos negócios é uma ideia incrível!?

 

4 mitos sobre Inteligência Artificial

 

Com o intuito de auxiliar empreendedores a também impulsionarem os seus negócios com o recurso e esclarecer a eficiência da solução, Vinicius lista os principais mitos que ainda permanecem em torno da IA. Confira:

 

1. Inteligência Artificial equivale a inteligência humana

A IA busca se espelhar na inteligência humana para otimizar atividades operacionais, além de analisar dados capazes de gerar poderosos insights. “Por essa razão, a mentalidade de que a tecnologia funciona da mesma forma que o cérebro humano acaba se tornando um senso comum. No entanto, apesar do recurso ser altamente habilidoso, as aplicações ainda não alcançam as habilidades de um humano, não são equivalentes”, diz Vinicius.

 

2. Inteligência Artificial é autodidata

Ainda por conta da crença de que a inteligência artificial equivale a humana, muitos acreditam que a tecnologia seja autodidata. Ou seja, se desenvolve sozinha. Na verdade, a intervenção humana é fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da solução, que depende de profissionais, como os cientistas de dados, para programar as atividades a serem executadas, determinar os conjuntos de informações analisadas e remover possíveis erros. “Inclusive, esse contato entre humano e máquina deve ser constante para garantir a renovação dos conhecimentos da IA”, reforça Vinicius.

 

3. Inteligência Artificial irá substituir os humanos no mercado de trabalho

Atualmente, a IA já está sendo utilizada na automatização de funções em diversas áreas. Por isso, o receio que os profissionais têm de serem substituídos por máquinas é legítimo, mas irreal. “Em vez da tecnologia ocupar cargos, ela irá mudar as ocupações existentes e irá criar novas. Afinal, sem precisar gastar energia com tarefas operacionais, esses profissionais podem assumir atividades mais estratégicas, elevando as suas performances e os resultados finais”, explica Vinicius.

 

4. Inteligência Artificial é livre de vieses

Ainda é um mito que a Inteligência Artificial seja livre de vieses, já que é uma tecnologia que se baseia em dados fornecidos pelos humanos. Por isso, também irão interpretar as informações por meio de vieses inconscientes. “Hoje notamos que as máquinas podem reproduzir conceitos que estão intrínsecos em nós. Mas é possível reduzi-los com certas estratégias, tais como montar uma equipe diversa de cientistas de dados. Outra possibilidade é que os profissionais revisem o trabalho uns dos outros a fim de filtrar esses pontos”, sugere Vinicius.

 

Quer investir e lucrar com a Take?

Com certeza você deve ter se inspirado e sentiu até vontade de investir e lucrar com a Take, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui.

Baixe agora o Take App / Indique um local para receber um cooler inteligente

Se você ainda não conhece, pode baixar agora nosso aplicativo para Android ou iOS e nos conhecer melhor, clicando aqui. Depois é só procurar a Take mais próxima para aproveitar essa maravilha da IA que já conquistou todo o Brasil. Se não tiver uma Take por perto, no mesmo link você encontra como indicar um local, que pode ser um condomínio residencial ou comercial, empresas, clubes, etc. Qualquer local com boa recepção de sinal de internet e fluxo de pessoas.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Take para mais curiosidades.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

TENDENCIAS_IA_2024 TAKE

Tendências em Inteligência Artificial para 2024

A inteligência artificial (IA) continua a evoluir a uma velocidade impressionante, e a cada ano surgem novas tendências que redefinem como a tecnologia é aplicada em diversas indústrias, como a Take, por exemplo. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 © Take
Todos os direitos
reservados.

Rolar para cima