A história das vending machines

A história das vending machines

Da Alexandria para o Brasil: O que aconteceu com as máquinas de compra na história até chegarmos na Take e nossas geladeiras inteligentes.

 

De onde vieram as vending machines?

Quando pensamos em vending machines, provavelmente logo pensamos no Japão. Afinal, sempre associamos evolução e tecnologia aos japoneses e obviamente com as máquinas de vendas não seria diferente. Mas você sabia que, embora elas estejam presentes em enorme quantidade na terra do sol nascente, elas não foram inventadas no Japão?

Elas são um verdadeiro caso de amor dos japoneses que começou há muito tempo, mas suas raízes históricas são bem mais antigas e remontam à Alexandria, onde Heron, engenheiro e matemático que viveu no Egito do Século I, supostamente criou uma máquina que liberava água benta em uma bica em troca de uma moeda.

Seis séculos depois, máquinas operadas por moedas começaram a surgir na Inglaterra, como as que vendiam tabaco em tavernas, ainda que com alguma assistência humana no processo, mas já era um começo.

A primeira de muitas

A primeira vending machine totalmente automatizada foi patenteada na Inglaterra por Simeon Denham em 1867, e o conceito se espalhou rapidamente para a Alemanha e os EUA, eram máquinas de chocolate e chicletes.

Já em 1888 no Japão, uma patente foi registrada por Koshichi Tawaraya, como “máquina para venda automática de mercadorias”. Sua primeira versão vendia tabaco, mas ele continuou inventando outras, incluindo uma que vendia selos e cartões, que é a mais antiga do país e hoje fica em exposição no Museu Postal de Tóquio.

Atualmente existem cerca de 4,15 milhões de vending machines no Japão, o que significa aproximadamente 1 máquina para cada 30 pessoas – a maior proporção do planeta. Turistas estrangeiros costumam se espantar com a quantidade espalhada pelas cidades e também se encantar com a qualidade delas, a enorme variedade de produtos e as diversas maneiras como estão inseridas no dia-a-dia dos japoneses.

Hoje em dia

Agora pulamos para 2020, o ano em que a Take se lançou no mercado trazendo algo tão inovador
quanto, as nossas geladeiras inteligentes, que também podem ser chamadas de
smart coolers, ou coolers inteligentes. A Take inovou sendo a primeira e única do país a aliar o conforto das compras sem sair de casa, com tecnologia, inovação e inteligência artificial próprias, dando mais automação ainda para as vending machines e, principalmente, para a experiência dos usuários.

E encurtamos ainda mais o caminho, não há a necessidade de inserção de moedas nem cartões, basta baixar o app Take and Go no smartphone, completar o cadastro inserindo os dados de um cartão de crédito para pagamento e pronto, localizando uma de nossas geladeiras inteligentes, basta abrir o app, ler o QR Code na porta para liberá-la e pegar suas bebidas. Ao fechar a porta, o sistema faz uma rápida varredura, contabiliza o que foi retirado e cobra automaticamente no cartão cadastrado no app. 

É inovação, conforto, segurança e facilidade que está tomando conta do país. 

Num futuro bem próximo, já podemos aguardar a evolução desse tipo de vendas no país para além de cervejas mas também muitos outros produtos de compras recorrentes. A Take já está abrindo as portas para esse futuro e, agora, quando você pensar em vending machines, já pode contar com o Brasil no seu mapa mental, pois com certeza ainda teremos muitas outras novidades ocupando as cidades do nosso país.

Quer investir e lucrar com a Take?

Com certeza você deve ter se inspirado e sentiu até vontade de investir e lucrar com a Take, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui.

Baixe agora o Take App / Indique um local para receber um cooler inteligente

Se você ainda não conhece, pode baixar agora nosso aplicativo para Android ou iOS e nos conhecer melhor, clicando aqui. Depois é só procurar a Take mais próxima para aproveitar essa maravilha da IA que já conquistou todo o Brasil. Se não tiver uma Take por perto, no mesmo link você encontra como indicar um local, que pode ser um condomínio residencial ou comercial, empresas, clubes, etc. Qualquer local com boa recepção de sinal de internet e fluxo de pessoas.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Take para mais curiosidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

TENDENCIAS_IA_2024 TAKE

Tendências em Inteligência Artificial para 2024

A inteligência artificial (IA) continua a evoluir a uma velocidade impressionante, e a cada ano surgem novas tendências que redefinem como a tecnologia é aplicada em diversas indústrias, como a Take, por exemplo. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 © Take
Todos os direitos
reservados.

Rolar para cima